O que o céu e os homens me ensinaram - 07/08/2023
Escrito ao longo de cinco décadas, O que o Céu e os homens me ensinaram é uma “obra de formação”, semelhante ao significado de Bildungsroman em alemão, língua de origem de Emma, nascida na Bavária em 1903. Redigido em primeira pessoa, à mão e em português, idioma da nação que ela adotou por lar a partir de 1925, mostra como a trama da sua vida foi entrelaçando pessoas, experiências e a observação dos céus, levando à construção de uma visão própria do saber astrológico.
Diferente de seu primeiro livro “Luz e sombra – elementos básicos de Astrologia”, de caráter teórico e didático, os textos que compõem este volume têm traço autobiográfico, reflexivo, filosófico e espiritual.
Emma parece estar conversando conosco e nos convida a acompanhar sua trajetória pessoal, desde seus primeiros anos na Europa e depois no Brasil, onde desenvolveu seu trabalho pioneiro como astróloga e professora, contribuindo para o autoconhecimento dos que a rodeavam e formando várias gerações de astrólogos atuantes no país e no mundo.
(Amanda Costa, aluna, astróloga, escritora)
De forma autodidata e com persistência filosófica, Emma de Mascheville elevou o simbolismo zodiacal e o aconselhamento com base no mapa astral a novos patamares, dos quais este livro é uma síntese preciosa e oferece oportunidade para que novas gerações possam beber de suas aquarianas águas e lhe ter por professora, orientadora e amiga.
(Antonio Carlos Bola Harres, aluno e astromante)