Amanda Costa

Astrologia Poética

360 Graus: inventário astrológico de Caio Fernando Abreu - 09/07/2014

O simbolismo astrológico, assim como elementos míticos e simbólicos de outras tradições, é presença constante na obra de Caio Fernando Abreu. Caio era um profundo conhecedor da Astrologia e astrólogo altamente intuitivo. Essa arte-ciência fazia parte da sua vida e ele a perscrutava nas suas múltiplas dimensões -- como canal de acesso ao transcendente e à compreensão do universo, como possibilidade de esclarecimento e significação da existência, como via de conhecimento e desvendamento de si e do outro – compartilhando a sua visão conosco através da literatura.
Em tempos diferentes, estudamos com Emma de Mascheville, a quem ele homenageia dedicando Triângulo das Águas, livro cuja construção narrativa é norteada por princípios astrológicos. Nos conhecemos no início anos 80 e trocamos muitas figurinhas do álbum do céu e, melhor de tudo, demos boas risadas sobre os assuntos terrenos.

sobre o livro:
Em 360 Graus – Inventário Astrológico de Caio Fernando Abreu, Amanda Costa faz uma análise da obra do autor sob o ponto de vista da astrologia. O livro é o fruto de sua dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira (UFRGS) com novo tratamento editorial, de forma a tornar este estudo acessível para segmentos fora da esfera acadêmica.

360 Graus traz cartas inéditas de Caio e aborda novos aspectos da produção literária do escritor nascido em Santiago do Boqueirão. Amanda analisa e interpreta a hermenêutica simbólica em Triângulo das águas (1983), buscando elucidar os sentidos evocados pelas imagens arquetípicas ligadas à tradição da Astrologia presentes nos textos, com o objetivo de ampliar a sua compreensão. Também, a partir da revisão da obra completa de Caio – romances, contos, crônicas, peças teatrais –, a autora identifica os traços do simbolismo astrológico, sua vinculação com a mitologia e as conotações psicológicas e existenciais.

O título 360 Graus é uma referência ao nome que Caio daria a um projeto que estava desenvolvendo, mas não teve tempo de vida para concluir. O autor trataria a temática de todos os signos zodiacais, organizados pela trilogia dos quatro elementos, em quatro volumes.

Com design de Clô Barcellos, a publicação tem financiamento do Fumproarte e é também resultado de uma união afetiva de amigos que conheceram o escritor de perto: além de Amanda, Sandra La Porta (que fez as fotos de capa), Dulce Helfer (as fotos internas) e Luís Augusto Fischer (autor da orelha).