Amanda Costa

Astrologia Poética

Astrologia: O cosmos e você - 09/07/2014

resenha de Waldemar Falcão, astrólogo, músico e editor.

Para se escrever sobre Astrologia, não basta ser um bom astrólogo; é preciso saber escrever de forma a se passar para o texto conceitos amplos e ao mesmo tempo precisos, para se atingir tanto o astrólogo profissional quanto o estudante, o interessado ou iniciante nos estudos do céu.

Amanda Costa conseguiu reunir todas essas qualidades ao realizar o simpático livro intitulado "Astrologia – o Cosmos e você". Astróloga com larga vivência prática de aconselhamento e ensino, da safra que foi preparada pela mais importante figura da astrologia no Brasil, D. Emma Costet de Mascheville, além disso, ela adquiriu uma outra experiência importante ao assumir a responsabilidade pela área de Astrologia do portal Terra, onde escreve regularmente.

Primeiro de tudo, o livro tem uma apresentação gráfica primorosa, com uma iconografia belíssima e possivelmente rara, pois algumas das numerosas ilustrações do trabalho pertencem ao acervo pessoal da astróloga. Esta parte do livro é tão bem produzida que acabou por ganhar um prêmio da Prefeitura de Porto Alegre, o Prêmio Açorianos de Literatura de 2004, pela feliz combinação de imagem e texto. Só por isso, o livro já é uma viagem agradabilíssima pelos mistérios e maravilhas do céu.

Além disso, o texto tem uma originalidade também toda especial, com um humor e uma poesia únicos no trato dos temas a serem abordados ao longo da leitura. Para exemplificar, cito alguns dos temas do sumário, que já começa sendo chamado de "Rota Estelar": "Faz parte do meu show", "Saindo do ovo", All we need is Love", "Seduzindo...", "Andanças e contradanças de Mercúrio", Exercícios do guerreiro Marte", e assim por diante, entre muitos outros títulos criativos e divertidos.

Ao final, Amanda inseriu alguns complementos muito bem elaborados, como "Tudo que você sempre quis saber sobre Astrologia e nunca teve pra quem perguntar", um verdadeiro FAQ literário, com mais de setenta perguntas e respostas sobre curiosidades comuns a todos os que não dominam o conhecimento da arte dos céus. Em seguida, há um capítulo sobre a Era de Aquário e uma homenagem ao centenário de D. Emmy, com uma belíssima homenagem a essa que foi com certeza a figura mais importante da Astrologia nacional.

Em princípio, o astrólogo profissional ou já experimentado vai perceber que o livro foi escrito pensando no leitor leigo e curioso a respeito da Astrologia, mas o projeto é tão bem escrito e tão bem estruturado que qualquer profissional da área, ao terminar sua leitura, vai se sentir melhor informado e enriquecido a respeito de sua própria prática.

Ou pelo menos vai ter tido uma verdadeira aula de como se faz um livro sobre Astrologia que é ao mesmo tempo popular, de fácil entendimento por aqueles que não conhecem o tema, e de alta qualidade editorial. Um trabalho horizontal como a linha do Ascendente e vertical como a linha do Meio do Céu. Altamente recomendado.