Amanda Costa

Astrologia Poética

Fases da Lua

CHEIA 6/9 4h02min; MINGUANTE 13/9 3h24min; NOVA 20/9 2h29min; CRESCENTE 27/9 23h53min

O ciclo lunar tem a duração de 29,5 dias e se divide em quatro etapas. As fases lunares se referem à relação Sol/Lua da perspectiva da Terra. O início do ciclo se dá na Lua Nova, quando Sol e Lua estão na mesma posição. À medida que a Lua vai se afastando do Sol, torna-se mais visível e, ao alcançar a distância de 90 graus (quadratura), forma o Quarto Crescente. Segue seu movimento até chegar ao ponto de distância máxima a 180 graus (oposição), ocorrendo a Lua Cheia. Depois disso, começa a se reaproximar do Sol e a diminuir de tamanho, até que, novamente a 90 graus, dá-se o Quarto Minguante. Finalmente, encontra-se outra vez com o Sol (conjunção) na fase Nova, iniciando outro ciclo.

Principais características das fases lunares:

NOVA: A semente do início do ciclo lunar, o impulso para o que se desenvolverá durante todo o período. A energia é muito intensa, mas com uma expressão introvertida. Momento de interiorização, planejamento e organização. Início de atividades.

CRESCENTE: Impulso para crescimento e desenvolvimento, necessidade e oportunidade de mudança, muitas vezes dificultada por obstáculos do passado, que podem ser reconhecidos e superados para seguir adiante. A energia vai se tornando mais expansiva; é um momento de produtividade e aceleração. Concluir pendências, intensificar atividades, expor, mostrar, divulgar.

CHEIA: A Lua Cheia ilumina a semente e potencial da Lua Nova, na plenitude do ciclo lunar. A qualidade dos resultados dependerá de todo o processo e de nossa atitude, levando ao conflito ou à realização e preenchimento. Momento de alta intensidade energética com caráter expansivo. Socialização, disposição para os relacionamentos, receptividade ao novo, agitação, inquietação. Favorece as atividades voltadas para o externo e para o público, expor, divulgar.

MINGUANTE: Enraizamento. Conclusão do ciclo: a Lua volta a se aproximar do Sol, havendo uma interiorização da energia, num movimento de reflexão, aprofundamento e elaboração das experiências. Repouso, finalização de atividades, preparação do espaço interno e externo para o novo ciclo que virá com a próxima Lua Nova.