Amanda Costa

Astrologia Poética

Céu da Semana



Mercúrio, o mensageiro dos deuses e companheiro dos homens, transita em Sagitário de 31/10 a 1/12 e eleva suas setas de Fogo, entrecruzando limiares e unindo universos (in)distintos. Transcomunicante, aponta sua espiral para o centro da Via Láctea, ampliando as ondas do pensamento e abrindo o canal de comunicação para além do plano material e visível. Narra as viagens, o exercício da estrada, a reflexão que costura os acontecimentos, fronteiras que fundem concreto e abstrato. Leva o pensamento além, chama da palavra que voa e liberta limites. Sintonia é segredo da escuta e da fala, amálgama do co(s)municar.

Por Retrogradação, Vênus retorna ao arco de Libra de 31/10 a 2/12, onde transitou recentemente entre 6/8 a 9/9. Neste signo de elemento Ar, celebra a arte do encontro. Convida a conhecer o outro, reconhecer a si. Afina as parcerias, promove harmonias e ilumina belezas. No tom da aproximação, tudo (co)opera, brisas leves a embalar o calor das amizades e dos amores. Trabalhos de harmonização nos afetos, nos pensamentos, nos valores. Canteiro a cultivar, a mão do outro se estende, a pedir e a ofertar. A Balança ondula no ar, acordo entre o que se põe ou se tira de seus pratos. Decanta, pesa e pondera, mede o açúcar e o sal, a água e o vinho, o ouro e a prata e faz da ordem uma arte. Aparar, alinhar, medir, polir, tirar o pó do espelho que é também balança e medida, refletindo o que se mira, ao avesso. Com seu ar de brisa, parece que não, mas sim. Recebe a beleza dos dias... E compartilha.

Após a experiência mental no signo de Libra, o Sol transita pelo arco zodiacal de Escorpião a partir de 23/10 às 8h22min e migra seu foco para o mundo dos sentimentos. Nesta etapa da jornada, o caminhante mergulha nos recessos de sua psique, acessa seus poderes e talentos e encara os desafios de se alquimiar e renascer de si mesmo, em escala e qualidade mais elevada. Signo de elemento Água, águas ardentes do quente e do frio, fluxo de entranhas, veios da Terra em caminhos subterrâneos e submersos, intraquáticas e revolventes veredas e travessias. Iluminação do profundo, portal de acesso ao cosmos de dentro, oportunidades de revelação. Luzes navegantes fluem pelas profundidades da psique e despertam potenciais de autotransformação e regeneração. Aventura de mergulho: momento de casamento interior, de encontro adentro o outro, em si mesmo e lá fora, intensa alquimia de infinitar-se.

Marte transita em Aquário até 15/11, onde esteve recentemente entre 16/5 e 12/8. Neste signo de elemento Ar, reaviva a chama prometeica do progresso, salto quântico da consciência despertada. Guerreiro fraterno, com seu impulso elétrico e potência inventiva convida a nos dedicarmos a novos projetos e empreendimentos mais ousados. Surfando as ondas de Aquário, chama para ações coletivas, forças multiplicadas. Tudo pode ser diferente, mudança de atitude que altera o resultado da equação. Universos paralelos em mútua interação, ondas de gentes & pensamentos em mutação inauguram caminhos e desenham uma nova história. Humanidade, todos um, singramos a mesma nave-Terra pelo oceano cósmico. Abrir as portas para o voo livre, quem quer?

*****Acompanhe diariamente o movimento dos astros na coluna "Astros em Trânsito" *****