Amanda Costa

Astrologia Poética

Céu da Semana



Em seu ciclo de 12 anos #Júpiter transita em #Capricórnio de 2/12/2019 a 19/12/2020 juntando forças de frutificação e enraizamento, tudo ampliando e multiplicando. Expandir e crescer são potências de Júpiter; estruturar, consolidar e concretizar são verbos capricornianos. Expansão na densidade de elemento #Terra. Associadas, essas energias movem as ações necessárias para realização de nossos intentos e propósitos. Com raízes mais firmes, as asas ganham mais força para alcançar o céu e, a pleno, celebrar o presente que é cada momento. Aqui e agora, tudo que há. No caminho, oportunidades facilitadoras e também desafios para fortalecer nosso espírito. Colheitas? De acordo com a qualidade de nosso empenho e atenção, consciência que evolui no processo. A natureza é o que é, genuína e espontânea, é generosa com quem é generoso com ela.

O #Sol transita em #Sagitário de 22/11 a 22/12. #Fogo que transcende a si mesmo, potência da vontade, flecha veloz a cruzar o firmamento e a iluminar o sem-fim. O pensamento do mundo, a universalidade dos símbolos, pra lá do tempo e do espaço, o que todos sabemos e que com a gente vem. Espírito que se eleva além fronteiras, o humano desperta e se ultrapassa, raio que une chão e céu. Avivando o contato com o coração da galáxia, liga humanidade e divino, recorda nossa essência estelar. O peito se amplia e se alteia, fusão de arco, seta e alvo. Liberto de correntes e amarras, abrir os botões da camisa, experimentar o encontro: o mesmo um, lugar nenhum e todos os lugares.

Força arquetípica da beleza, do amor, das uniões e dos relacionamentos, #Vênus transita em #Capricórnio de 25/11 a 20/12. Neste signo de elemento #Terra, alquimiza os afetos em matéria sólida, unindo tempos & espaços simultâneos e paralelos. Construção da trilha por alturas e profundidades, além da pele, à flor do osso. Colher a pérola no alto da montanha que já foi mar, jornada nossa em sucessivos amanheceres e anoiteceres. Cumplicidade do sim, a proximidade do coração é sem fim.

Em seu ciclo de dois anos, #Marte retorna a #Escorpião de 19/11 a 3/1/2020. Neste signo de elemento #Água, o guerreiro Marte investe as artes da estratégia em bons combates e desafios de reformulação. Com sua lâmina precisa, elimina fórmulas gastas, abrindo ramos revividos, redescobrindo seivas e ardores. Linha fina é o fio da navalha, delicado o equilíbrio. Nascer, evoluir, fenecer e retornar ao que ainda não começou, transmutado renascer no ciclo infindo, eterno girar.

O mensageiro #Mercúrio transita em #Escorpião de 3/10 a 9/12. Neste signo de elemento #Água, investiga meandros e percorre veredas. Respeitoso, ouve os ensinamentos do sutil e traduz à consciência o que ainda não tem nome, transcodificando o mistério e emprestando linguagem a suas formas mutantes. Aprofunda a conversa, sejam as palavras ditas ou não. Estreita silêncios e adentra veios e vias, colhe as gemas mais raras no interior das cavernas, lapida o escuro e liberta o brilho, extrai o verso exato e a prosa precisa. Verbo que transmuta, alquimia misteriosa é ligar o invisível e o invisível, magia da co(s)municação.

*****Acompanhe diariamente o movimento dos astros na coluna "Astros em Trânsito" *****